DENISE LIMA E ELIANE PEREIRA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
OBJETIVOS:
estimular
o gosto pela leitura;
desenvolver
a competência leitora, escritora e discursiva
desenvolver
a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
estabelecer
relações entre o lido/vivido ou conhecido (conhecimento de mundo) e seus
aspectos linguísticos
inferir e identificar informações explícitas e
implícitas
exercitar
os conhecimentos dos elementos da narrativa;
compreender
as particularidades da narrativa
CONTEÚDOS:
elementos da narrativa;
análise literária;
gênero Conto;
vocabulário;
marcadores de tempo e lugar
paragrafação
pontuação
TEMPO
ESTIMADO:
6
a 10 aulas
ANO:
SÉTIMO
ANO
MATERIAL
NECESSÁRIO:
Conto
Pausa (cópias para cada aluno)
Dicionário
Caderno,lápis,
borracha, caneta...
Internet
Datashow
DESENVOLVIMENTO
Sondagem- oral
Apresentação
do vídeo A Grande Família.
Roda de conversa:
Exploração do
seriado...
Biografia do autor
Moacyr Scliar
Questionar o que eles esperam sobre um texto com o título
“Pausa”.
Pedir que pesquisem a definição da palavra “Pausa” no
dicionário.
Quais as situações que eles podem “pausar”.
Fazer
a leitura compartilhada do texto Pausa de Moacyr Scliar.
O que foi levantado anterior à leitura foi correspondido?
O que eles entenderam do texto?
Discutir sobre quem conta a história? Diferenças entre autor
e narrador.
Onde aconteceu? Quanto tempo durou?
Quem são os personagens? Tema?
Apresentação do vídeo: PausaFá512. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=diaVfMrEHkw
Apresentação do vídeo: PausaFá512. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=diaVfMrEHkw
Quais as semelhanças entre o texto e o vídeo?
Quais as semelhanças do texto e do vídeo com a nossa
realidade?
EM
DUPLAS:
Refletirem e montarem uma tabela/ficha:
- Qual
o tema do conto?
- Por
que o autor usou o título “Pausa”?
- Qual
o tipo de narrador? Ele participa da história?
- Quais
são os personagens?
- Quais
as características físicas e psicológica dos personagens principais?
- Localize
os marcadores de tempo e espaço?
- Procurar
as palavras que não conhecem no dicionário.
- Qual
o momento de maior tensão no texto? E Qual foi o seu desfecho?
Produção
escrita individual:
Fazer a reescrita da história, propondo um novo final. O
personagem foi para casa e o que aconteceu?
PROVOCAÇÃO
ASSISTIR
AO FILME “CLICK”
Pense
na sua rotina, no seu cotidiano, você gostaria de dar uma pausa? Em quê?
(ESCREVA UM COMENTÁRIO PARA SER POSTADO, NUM MURAL, NUM BLOG, NO FACEBOOK)
AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO
Contínua e progressiva.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ROJO,
Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso
EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura
e escrita na contemporaneidade – 2012.
SCLIAR,
Moacyr. Pausa. In: BOSI. Alfredo (org.) Conto Brasileiro Contemporâneo.
São Paulo: Cultrix, s/d. p.275-277.21.
**********************
2 - Pausa, Moacyr Scliar - ELIZABETH AMARAL
Público alvo: Sétimos anos.
Duração: 3 a 5 aulas.
Quais são os elementos da narrativa?
Você conhece Moacyr Scliar? Já leu algum
texto dele?
Reunam-se em grupos. (Os grupos devem ter
quatro ou cinco alunos e devem ser heterogêneos)
Leiam o texto Pausa. (Neste momento os
alunos receberão um trecho do texto, até a parte; "Samuel subiu quatro
lanços (...) olharam-no com curiosidade.“
Grifem as palavras desconhecidas,
procurem-nas no dicionário.
Levantem hipóteses de desfecho para o
texto.Lembrem-se, um final inesperado enriquece a história.
Cada grupo deverá produzir um único final.
Escolha um componente do grupo para fazer
a leitura do desfecho para a sala.
Vocês são os juízes. Qual o melhor
desfecho? Por quê? (Nesta fase, os alunos ajudam nas intervenções e avaliações)
Agora vocês receberão o final original do
texto Pausa. Leiam.
Roda de conversa. Neste momento os alunos
devem comparar as ideias que tiveram com o final original).
Para finalizar: O título "Pausa"
está adequado ao seu texto? E ao texto original?
Afinal, o que é uma Pausa para você?
_______________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário