SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

ž1 - CONTO PAUSA DE MOACYR SCLIAR -
DENISE LIMA E ELIANE PEREIRA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ž  OBJETIVOS:
ž  estimular o gosto pela leitura;
ž  desenvolver a competência leitora, escritora e discursiva
ž  desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
ž  estabelecer relações entre o lido/vivido ou conhecido (conhecimento de mundo) e seus aspectos linguísticos
ž  inferir  e identificar informações explícitas e implícitas
ž  exercitar os conhecimentos dos elementos da narrativa;
compreender as particularidades da narrativa

ž  CONTEÚDOS:
ž  elementos da narrativa; 
ž  análise literária;
ž  gênero Conto;
ž  vocabulário;
ž  marcadores de tempo e lugar
ž  paragrafação
ž  pontuação

ž  TEMPO ESTIMADO:
ž  6 a 10 aulas

ž  ANO:
ž  SÉTIMO ANO

ž  MATERIAL NECESSÁRIO:
ž  Conto Pausa  (cópias para cada aluno)
ž  Dicionário
ž  Caderno,lápis, borracha, caneta...
ž  Internet
ž  Datashow

ž  DESENVOLVIMENTO

ž  Sondagem- oral
ž  Apresentação do vídeo A Grande Família. 


ž   Roda de conversa:
   Exploração do seriado...
   Biografia do autor Moacyr Scliar

Questionar o que eles esperam sobre um texto com o título “Pausa”.
Pedir que pesquisem a definição da palavra “Pausa” no dicionário.
Quais as situações que eles podem “pausar”.
ž  Fazer a leitura compartilhada do texto Pausa de Moacyr Scliar.
O que foi levantado anterior à leitura foi correspondido?
O que eles entenderam do texto?
Discutir sobre quem conta a história? Diferenças entre autor e narrador.
Onde aconteceu? Quanto tempo durou?
Quem são os personagens? Tema?

Apresentação do vídeo: PausaFá512. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=diaVfMrEHkw
ž  
Quais as semelhanças entre o texto e o vídeo?
Quais as semelhanças do texto e do vídeo com a nossa realidade?
ž  EM DUPLAS:
Refletirem e montarem uma tabela/ficha:
  1. Qual o tema do conto?
  2. Por que o autor usou o título “Pausa”?
  3. Qual o tipo de narrador? Ele participa da história?
  4. Quais são os personagens?
  5. Quais as características físicas e psicológica dos personagens principais?
  6. Localize os marcadores de tempo e espaço?
  7. Procurar as palavras que não conhecem no dicionário.
  8. Qual o momento de maior tensão no texto? E Qual foi o seu desfecho?
ž  Produção escrita individual:
Fazer a reescrita da história, propondo um novo final. O personagem foi para casa e o que aconteceu?

ž  PROVOCAÇÃO
ž  Música: Cotidiano do Chico Buarque. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=FB4IaqWITB8


ž  ASSISTIR AO FILME  “CLICK”

ž  Pense na sua rotina, no seu cotidiano, você gostaria de dar uma pausa? Em quê? (ESCREVA UM COMENTÁRIO PARA SER POSTADO, NUM MURAL, NUM BLOG, NO FACEBOOK)
ž
 AVALIAÇÃO
ž   Contínua e progressiva.

ž  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ž  ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade – 2012.
ž  SCLIAR, Moacyr. Pausa. In: BOSI. Alfredo (org.) Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d. p.275-277.21.
ž  DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.ž


**********************






2 - Pausa, Moacyr Scliar - ELIZABETH AMARAL


Público alvo: Sétimos anos.
Duração: 3 a 5 aulas.

Quais são os elementos da narrativa?

Você conhece Moacyr Scliar? Já leu algum texto dele?

Reunam-se em grupos. (Os grupos devem ter quatro ou cinco alunos e devem ser heterogêneos)

Leiam o texto Pausa. (Neste momento os alunos receberão um trecho do texto, até a parte; "Samuel subiu quatro lanços (...) olharam-no com curiosidade.“

Grifem as palavras desconhecidas, procurem-nas no dicionário.

Levantem hipóteses de desfecho para o texto.Lembrem-se, um final inesperado enriquece a história.

Cada grupo deverá produzir um único final.

Escolha um componente do grupo para fazer a leitura do desfecho para a sala.

Vocês são os juízes. Qual o melhor desfecho? Por quê? (Nesta fase, os alunos ajudam nas intervenções e avaliações)

Agora vocês receberão o final original do texto Pausa. Leiam.

Roda de conversa. Neste momento os alunos devem comparar as ideias que tiveram com o final original).

Para finalizar: O título "Pausa" está adequado ao seu texto? E ao texto original?

Afinal, o que é uma Pausa para você?






_______________________________________________ž

Nenhum comentário:

Postar um comentário