DENISE LIMA E ELIANE PEREIRA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ž OBJETIVOS:
ž estimular
o gosto pela leitura;
ž desenvolver
a competência leitora, escritora e discursiva
ž desenvolver
a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
ž estabelecer
relações entre o lido/vivido ou conhecido (conhecimento de mundo) e seus
aspectos linguísticos
ž inferir e identificar informações explícitas e
implícitas
ž exercitar
os conhecimentos dos elementos da narrativa;
compreender
as particularidades da narrativa
ž CONTEÚDOS:
ž elementos da narrativa;
ž análise literária;
ž gênero Conto;
ž vocabulário;
ž marcadores de tempo e lugar
ž paragrafação
ž pontuação
ž TEMPO
ESTIMADO:
ž 6
a 10 aulas
ž ANO:
ž SÉTIMO
ANO
ž MATERIAL
NECESSÁRIO:
ž Conto
Pausa (cópias para cada aluno)
ž Dicionário
ž Caderno,lápis,
borracha, caneta...
ž Internet
ž Datashow
ž DESENVOLVIMENTO
ž Sondagem- oral
ž Apresentação
do vídeo A Grande Família.
ž Roda de conversa:
Exploração do
seriado...
Biografia do autor
Moacyr Scliar
Questionar o que eles esperam sobre um texto com o título
“Pausa”.
Pedir que pesquisem a definição da palavra “Pausa” no
dicionário.
Quais as situações que eles podem “pausar”.
ž Fazer
a leitura compartilhada do texto Pausa de Moacyr Scliar.
O que foi levantado anterior à leitura foi correspondido?
O que eles entenderam do texto?
Discutir sobre quem conta a história? Diferenças entre autor
e narrador.
Onde aconteceu? Quanto tempo durou?
Quem são os personagens? Tema?
Apresentação do vídeo: PausaFá512. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=diaVfMrEHkw
Apresentação do vídeo: PausaFá512. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=diaVfMrEHkw
Quais as semelhanças entre o texto e o vídeo?
Quais as semelhanças do texto e do vídeo com a nossa
realidade?
ž EM
DUPLAS:
Refletirem e montarem uma tabela/ficha:
- Qual
o tema do conto?
- Por
que o autor usou o título “Pausa”?
- Qual
o tipo de narrador? Ele participa da história?
- Quais
são os personagens?
- Quais
as características físicas e psicológica dos personagens principais?
- Localize
os marcadores de tempo e espaço?
- Procurar
as palavras que não conhecem no dicionário.
- Qual
o momento de maior tensão no texto? E Qual foi o seu desfecho?
ž Produção
escrita individual:
Fazer a reescrita da história, propondo um novo final. O
personagem foi para casa e o que aconteceu?
ž PROVOCAÇÃO
ž ASSISTIR
AO FILME “CLICK”
ž Pense
na sua rotina, no seu cotidiano, você gostaria de dar uma pausa? Em quê?
(ESCREVA UM COMENTÁRIO PARA SER POSTADO, NUM MURAL, NUM BLOG, NO FACEBOOK)
ž
AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO
ž Contínua e progressiva.
ž REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ž ROJO,
Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso
EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura
e escrita na contemporaneidade – 2012.
ž SCLIAR,
Moacyr. Pausa. In: BOSI. Alfredo (org.) Conto Brasileiro Contemporâneo.
São Paulo: Cultrix, s/d. p.275-277.21.
**********************
2 - Pausa, Moacyr Scliar - ELIZABETH AMARAL
Público alvo: Sétimos anos.
Duração: 3 a 5 aulas.
Quais são os elementos da narrativa?
Você conhece Moacyr Scliar? Já leu algum
texto dele?
Reunam-se em grupos. (Os grupos devem ter
quatro ou cinco alunos e devem ser heterogêneos)
Leiam o texto Pausa. (Neste momento os
alunos receberão um trecho do texto, até a parte; "Samuel subiu quatro
lanços (...) olharam-no com curiosidade.“
Grifem as palavras desconhecidas,
procurem-nas no dicionário.
Levantem hipóteses de desfecho para o
texto.Lembrem-se, um final inesperado enriquece a história.
Cada grupo deverá produzir um único final.
Escolha um componente do grupo para fazer
a leitura do desfecho para a sala.
Vocês são os juízes. Qual o melhor
desfecho? Por quê? (Nesta fase, os alunos ajudam nas intervenções e avaliações)
Agora vocês receberão o final original do
texto Pausa. Leiam.
Roda de conversa. Neste momento os alunos
devem comparar as ideias que tiveram com o final original).
Para finalizar: O título "Pausa"
está adequado ao seu texto? E ao texto original?
Afinal, o que é uma Pausa para você?
_______________________________________________ž
Nenhum comentário:
Postar um comentário